"Eu amo o Senhor, porque Ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os Seus ouvidos para mim; eu O invocarei toda a minha vida. As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então, clamei pelo nome do Senhor: livra-me, Senhor! O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças, Ele me salvou. Retorne ao seu descanso, ó minha alma. Porque o Senhor tem sido bom para você!" - Sl 116:1-7
Esse texto fala por si. Frequentemente somos atribulados pelas agruras da vida e nos vemos diante de situações que nos afligem, que tiram a nossa paz. Enfermidades, pressões no trabalho, preocupações as mais diversas, finanças, enfim.
Este Salmo faz parte dos saltérios entoados durante as celebrações da Festa dos Tabernáculos. São cânticos de louvor e gratidão a Deus pelos Seus cuidados sobre o Seu povo. O 116, foi composto por alguém que passou por experiências duras, de morte e angústia, mas que sabia em quem podia confiar. E, no profundo da dor, clamou ao Senhor.
Faz lembrar do episódio de Jesus com os discípulos, no mar da Galiléia, quando foram pegos por uma tempestade e as ondas cobriam o barco. Eles estavam atravessando a tormenta vislumbrando a morte eminente, até que lembraram que Jesus estava no barco com eles. Então, clamaram por Seu nome. Bastou uma ordem para que a natureza reconhecesse a voz do Criador. A mesma voz que ordenara: "Haja luz!” E, assim, a tempestade cessou e eles provaram a bonança.
O salmista conhecia seu Senhor: misericordioso, justo, compassivo, protetor, salvador. Por isso, com fé, ele pode aconselhar sua própria alma: “Retorne ao seu descanso”. Descanse! Experimente a paz, em meio ao turbilhão, porque o Senhor é bom!
Quando olhamos para a nossa realidade, no nosso contexto, e, assim como o salmista depositamos nossa confiança no Senhor sem ressalvas, provamos de Sua companhia, comunhão e amor.
Descansa, minha alma! O Senhor tem sido bom pra você! Descansa, minha alma! O Senhor está no controle!
Copyright © 2014 Daniel Belmont Filho
Copyright © 2014 Daniel Belmont Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário