domingo, 9 de março de 2014

Deus, acima dos céus, Deus em nós


"Pois como os céus se elevam acima da terra, ASSIM é grande o seu amor para com os que o temem; e como o oriente está longe do ocidente, ASSIM ele afasta para longe de nós as transgressões." (Sl 103:11,12 – NVI)

O Salmo 103 é um dos hinos de Davi. Um convite ao louvor com alegria a YHWH. Apresenta qualidades e atributos pelos quais Ele deve ser louvado, pelas Suas obras, pelo que Ele é.

Uma das personagens bíblicas mais expressivas e controversas, Davi demonstrou através de sua história, que ele andava com Deus. Que a despeito de seus erros, tinha um coração voltado a Ele. Seus momentos de quebrantamento e reconhecimento em adoração são escancarados. Somente quem vive com o Senhor e experimenta de Sua comunhão no seu cotidiano é capaz disso com tanta paixão.

Davi reconheceu a soberania e a grandeza de Deus, comparando-as à imensidão do universo. E o curioso é que ele, Davi, não tinha noção dessa dimensão, como a ciência já nos revelou. Quando vemos imagens que o homem conseguiu registrar do cosmos, e do quanto somos insignificantes frente à imensidão do universo criado, nos sentimos limitados, pequenos demais, poeira na amplidão.

Mas, infinito mesmo é Deus. Mais, alto que os céus é o Seu amor. E, que amor é esse que nos recebe e acolhe sem restrições. Que a despeito de nossa infidelidade e inconstância, continua nos chamando para a comunhão, para afastar de nós o pecado que nos assedia e constantemente desvia nossos olhos da cruz. Comunhão que nos traz Sua paz, graça, misericórdia, que nos convence e converte, que nos leva a tomarmos cada dia a forma e caráter de Seu Filho, Jesus.

Sem querer, Davi estabeleceu um padrão para nós. Mesmo frente à sua limitação e pequenez, aprendeu pelas suas experiências a reconhecer o Senhor em Sua grandeza. E, ao mesmo tempo, Seu amor de Pai. Assim, nós também podemos experimentar, através da comunhão com Ele, essa relação de proximidade, intimidade, cumplicidade – uma relação de amor, pois Ele está perto, Ele está em nós.


Copyright © 2014 Daniel Belmont Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário