quinta-feira, 20 de março de 2014

Diga ao meu povo que marche!

"Moisés, porém, respondeu ao povo: não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem!" Ex 14:13-15

Um dos episódios muito conhecidos do Antigo Testamento, a libertação do povo cativo no Egito, liderado por Moisés, quando chegou diante do mar Vermelho tendo o exército opressor em seu encalso, encurralado, sem ter por onde fugir, parecia que chegara ao fim sua escapada. Morrer pela espada ou pelas águas do mar?

Mais uma vez, podemos contextualizar um fato passado, na nossa realidade. Muitas vezes nos deparamos com situações nas quais não vemos saída e nos sentimos encurralados, indefesos e impotentes.

Mas, Deus estava presente com Seu povo ali diante do Mar Vermelho. O reconhecimento veio através de Davi: "Se o Senhor não estivesse ao nosso lado... as águas nos teriam arrastado e as torrentes nos teriam afogado." Sl 124:1,4.

Torrentes de medo, angústia, enfermidade, abandono, solidão. Diante dessa situação limite, a orientação de Deus a Moisés foi: diga ao povo que marche, que siga adiante. Interessante é que Ele falou para marchar na direção do problema e passar pelo meio dele! Ele seria glorificado pela derrota do inimigo!

Este episódio nos mostra que ficarmos aterrorizados diante de problemas, por mais difíceis que sejam, não nos trará nenhuma solução. Deus espera de nós o passo de fé que nos levará ao bom termo. Que nos lancemos adiante, mesmo que com a alma abatida. Ele se revela aos que nEle confiam.

Esse episódio fala de fé incondicional, que não se abala diante das tormentas, na certeza de que o Senhor nos livrará de todo o mal e atravessará conosco pelo meio dos problemas, sejam eles quais forem.

Como crentes no Senhor precisamos ousar mais, crer no que não vemos. Desenvolver a fé que o autor de Hebreus fala: "Mas o justo viverá pela fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Hb 10:38

Vamos em frente, com coragem, pois o Senhor é conosco.


Diga ao meu povo que marche!


Copyright © 2014 Daniel Belmont Filho