sábado, 30 de julho de 2016

A oração nos humaniza


Há algum tempo o pastor Ed René Kivitz, pregando sobre a oração, disse: "Nós oramos para nos humanizarmos". O peso destas palavras é brutal. Remete ao rompimento da relação do homem com Deus e à perda, quase que completa, do imago dei – a imagem e semelhança com Deus. Imagem que ficou distorcida, ofuscada, pela alienação causada pelo pecado, ou, pelo fato do homem ter escolhido seguir seu proprio caminho.

Quanto mais o homem se distancia de Deus, mais a imagem de Deus se desfigura nele.  O homem se bestializa, se dessensibiliza, se endurece. É como uma pessoa que vai perdendo a memória e sua identidade se esvai, até se extinguir.

Mas, quando nos aproximamos do Senhor algo começa a mudar em nós. Quanto mais nos relacionamos com Ele, mais assimilamos a Sua forma, o Seu caráter e gradativamente sua essência toma lugar em nossa vida.

A oração nos humaniza, porque nos aproxima de Cristo em Sua humanidade, na qual somos conformados a ponto de o humano ser absorvido pelo divino, das coisas velhas em nós perderem o sentido e assumirmos, cada vez mais, nossa nova identidade nEle.

Orar, interagir, relacionar-se com o Criador é voltar à origem, ao plano inicial, nos distanciando do Adão e nos aproximando do Cristo.

A oração nos torna humanos como Cristo, homem, cheio de misericórdia, compaixão, amor solidário, frutos da relação com o Espírito do Pai.

"E todos nós, que com a face descoberta contemplamos (refletimos) a glória do Senhor, segundo a Sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito." II Co 3:18

"E não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rm 12:2

"...até que Cristo seja formado em vocês." Gl 4:19

"...até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." Ef 4:13

"...a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade." Ef 4:23,24

Nenhum comentário:

Postar um comentário